1 - Dados três valores x, y e z, faça um algoritmo para verificar se eles podem ser os comprimentos dos lados de um triângulo e, se forem, verifique se é um triângulo eqüilátero, isóscele ou escaleno. Se eles não formarem um triângulo escreva uma mensagem de alerta. Considere que:
* O comprimento de cada lado de um triângulo é menor do que a soma dos outros dois lados;
* Um triângulo eqüilátero tem os seus três lados iguais;
* Um triângulo isóscele tem o comprimento de dois lados iguais; e
* Um triângulo escaleno tem os três lados diferentes.
algoritmo "Prova 1"
var
x, y, z:inteiro
inicio
escreval("Digite a medida dos 3 lados do triangulo")
leia(x, y, z)
se (x >= y+z) ou (y >= x+z) ou (z >= x+y) entao
escreval("As medidas informadas nao formam um triangulo")
senao
se (x=y) e (y=z) entao
escreval("Triangulo equilatero - todos os lados iguais")
senao
se (x=y) ou (x=z) ou (y=z) entao
escreval("Triangulo isoceles - 2 lados iguais")
senao
se (x<>y) e (x<>z) e (y<>z) entao
escreval("Triangulo escaleno - todos os lados diferentes")
fimse
fimse
fimse
fimse
fimalgoritmo
2 - Faça um programa que receba a medida de um ângulo em graus. Calcule e mostre o quadrante em que se localiza esse ângulo. Considere os quadrantes da trigonometria e, no caso de ângulos maiores que 360º ou menores que -360º, reduzi-los, mostrando também o número de voltas e o sentido da volta (horário ou anti-horário).
algoritmo "Prova 2"
var
a: inteiro
voltas: real
inicio
escreval("Digite um angulo")
leia(a)
se (a>360) ou (a < -360) entao
voltas <- a / 360
a <- a mod 360
senao
voltas <- 0
fimse
se (a=0) ou (a=90) ou (a=180) ou (a=270) ou (a=360) ou (a=-90) ou (a=-180) ou (a=-270) ou (a=-360) entao
escreval("Esta sobre um dos eixos")
senao
se ((a >0) e (a < 90)) ou ((a < -270) e (a > -360)) entao
escreval("1 quadrante")
fimse
se ((a >90) e (a < 180)) ou ((a < -180) e (a > -270)) entao
escreval("2 quadrante")
fimse
se ((a >180) e (a < 270)) ou ((a < -90) e (a > -180)) entao
escreval("3 quadrante")
fimse
se ((a >270) e (a < 360)) ou ((a < 0) e (a > -90)) entao
escreval("4 quadrante")
fimse
escreva(" ", voltas," voltas no sentido ")
se (a<0) entao
escreval(" horario")
senao
escreval(" anti-horario")
fimse
fimse
fimalgoritmo
var
a: inteiro
voltas: real
inicio
escreval("Digite um angulo")
leia(a)
se (a>360) ou (a < -360) entao
voltas <- a / 360
a <- a mod 360
senao
voltas <- 0
fimse
se (a=0) ou (a=90) ou (a=180) ou (a=270) ou (a=360) ou (a=-90) ou (a=-180) ou (a=-270) ou (a=-360) entao
escreval("Esta sobre um dos eixos")
senao
se ((a >0) e (a < 90)) ou ((a < -270) e (a > -360)) entao
escreval("1 quadrante")
fimse
se ((a >90) e (a < 180)) ou ((a < -180) e (a > -270)) entao
escreval("2 quadrante")
fimse
se ((a >180) e (a < 270)) ou ((a < -90) e (a > -180)) entao
escreval("3 quadrante")
fimse
se ((a >270) e (a < 360)) ou ((a < 0) e (a > -90)) entao
escreval("4 quadrante")
fimse
escreva(" ", voltas," voltas no sentido ")
se (a<0) entao
escreval(" horario")
senao
escreval(" anti-horario")
fimse
fimse
fimalgoritmo
3 - Faça um programa que receba vários números, calcule e mostre:
- a soma dos números digitados;
- a quantidade de números digitados;
- a média dos números digitados;
- o maior número digitado;
- o menor número digitado
- a média dos números pares;
- a porcentagem de números ímpares entre todos os números digitados;
- a soma dos números primos digitados;
Finalize a entrada de dados com a digitação do número 99999. Este número não pode considerado nos cálculos.
algoritmo "Prova 3"
var
num, prim, soma_prim, soma, qtd, z, maior, menor, qtd_par, soma_par, qtd_impar: inteiro
media_par, media, perc : real
inicio
qtd <- 0
qtd_par<-0
soma_par <-0
soma_prim <- 0
qtd_impar <-0
escreval("Digite um numero")
leia(num)
repita
se (qtd=0) entao
maior <- num
menor <- num
senao
se (num > maior) entao
maior <- num
fimse
se (num < menor ) entao
menor <- num
fimse
fimse
soma <- soma + num
qtd <- qtd + 1
se (num mod 2 = 0) entao
soma_par <- soma_par + num
qtd_par <- qtd_par + 1
senao
qtd_impar <- qtd_impar + 1
fimse
prim <- 0
para z de 1 ate num faca
se (num mod z = 0) entao
prim <- prim + 1
fimse
fimpara
se (prim <= 2)entao
soma_prim <- soma_prim + num
fimse
leia(num)
ate(num=99999)
se (qtd = 0) entao
escreval("Nenhum numero digitado")
senao
escreval("A soma e ",soma)
escreval("A quantidade e ",qtd)
media <- soma / qtd
escreval("A media e ", media)
escreval("O maior e ", maior)
escreval("O menor e ", menor)
se (qtd_par = 0 ) entao
escreval("Nenhum numero par foi digitado")
senao
media_par <- soma_par / qtd_par
escreval("A media dos pares e ", media_par)
fimse
perc <- qtd_impar * 100 / qtd
escreval("O percentual de impares e ", perc)
escreval("A soma dos primos e ",soma_prim)
fimse
fimalgoritmo
O mais triste da prova que só 5 alunos passaram, o lado bom foi que eu consegui passar, apesar de ter uma boa dificuldade em algumas questões, números primos ainda não é meu forte haha.
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