Algoritmos
Um algoritmo representa um conjunto de regras para a solução de um problema.
Exemplo:
Uma receita de bolo
Definição dos ingredientes e suas quantidades
Execução das instruções
Da mesma forma, em programação, o algoritmo especifica com clareza e de forma correta as instruções que um software deve conter para que, ao ser executado, forneça resultados esperados.
Em primeiro lugar, deve-se saber qual é o problema a ser resolvido – o seu objetivo.
Daí deve-se extrair todas as informações a respeito desse problema (dados e operações), relacioná-las com o conhecimento atual que se tem do assunto, buscando eventualmente informações de outras fontes.
Modelagem do problema
Depois, sabendo como resolver o problema, a tarefa consiste em descrever claramente os passos para se chegar à sua solução.
Os passos por si só não resolvem o problema.
É necessário colocá-los em uma sequência lógica.
Especificação do algoritmo
Método para construção de Algoritmos
a) Ler atentamente o enunciado, destacando os pontos mais importantes;
b) Definir os dados de entrada;
c) Definir o processamento (transforma dados de entrada em dados de saída);
d) Definir dados de saída;
e) Construir o algoritmo;
f) Testar o algoritmo realizando simulações.
Um motorista que necessita efetuar a troca de um pneu furado segue uma sequência de passos:
- Verifica qual pneu está furado
- Posiciona o macaco para levantar o carro
- Pega o estepe
- Solta os parafusos
- Substitui o pneu furado
- Recoloca os parafusos
- Desce o carro
- Guarda o macaco e o pneu furado
Tipos de Algoritmos
- Descrição narrativa
- Pseudocódigos ou Português Estruturado
- Fluxograma ou Diagrama de Blocos
- Diagrama de Chapin ou Diagrama Nassi-Shneiderman ou Diagrama N-S
Descrição Narrativa
Utiliza linguagem natural para especificar os passos a serem seguidos para a resolução do problema.
Exemplo: Somar três números
Passo 1 – Receber os três números
Passo 2 – Somar os três números
Passo 3 – Mostrar o resultado obtido
Para pensar!
Faça uma Descrição narrativa de:
- Como fazer um sanduiche?
- Como participar da aula de algoritmos?
Pseudocódigo, Português Estruturado ou Portugol
Significa “falso código”.
Utiliza linguagem intermediária entre linguagem natural e linguagem de programação.
É utilizado para organizar o raciocínio lógico a ser seguido para resolução de um problema.
Todo algoritmo representado por um pseudocódigo deverá ser, primeiramente identificado.
Para se identificar ou nomear um algoritmo recomenda-se:
- Não utilizar espaços entre as letras. O caracter underline ( _ ) pode ser utilizado.
- Não iniciar o nome com algarismos (números).
- Não utilizar palavras reservadas como var, se, …
- Não utilizar caracteres especiais como ?, *, @, …
- Não utilizar nomes iguais para representar variáveis diferentes.
- Ser sucinto e utilizar nomes coerentes.
Essas recomendações também são válidas para a identificação das variáveis.
Tipos de Dados:
Inteiro – para número inteiros positivos ou negativos.
Real – para números com casas decimais, positivos ou negativos.
Lógico ou booleano – poderá receber verdadeiro (1) ou falso (0).
Literal, texto ou caractere – poderá receber letras, números e símbolos. Obs. Os números armazenados em uma variável cujo tipo de dado é literal não poderão ser utilizados para cálculos.
Exercícios
Faça uma Descrição narrativa e após crie um algoritmo em Pseudocódigo
a) a) Especificar um algoritmo para calcular e exibir na tela a área de um triângulo de base b e altura h, em que os valores de b e de h são fornecidos pelo usuário via teclado.
Faça uma Descrição narrativa e após crie um algoritmo em Pseudocódigo
b) Compraram-se 30 canetas iguais, que foram pagas com uma nota de R$ 100,00, obtendo-se R$ 67,00 de troco. Quanto custou cada caneta?
Fluxograma ou Diagrama de Blocos
É um tipo de algoritmo que utiliza símbolos gráficos para representar as ações ou instruções a serem seguidas.
É considerado um algoritmo universal por usar figuras.
Achei meio complicado, pois é muita informação ao mesmo tempo de algo que eu não tinha visto ainda. Nesta aula o professor deu a ideia de criarmos um webfólio, para que se com o tempo volte algumas dúvidas temos onde recorrer e saber também as dificuldades que os alunos estão passando.
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