quarta-feira, 6 de abril de 2011

Aula 03 - 06/04/11


Algoritmos

Um algoritmo representa um conjunto de regras para a solução de um problema.
Exemplo:
Uma receita de bolo
Definição dos ingredientes e suas quantidades
Execução das instruções


Da mesma forma, em programação, o algoritmo especifica com clareza e de forma correta as instruções que um software deve conter para que, ao ser executado, forneça resultados esperados.

Em primeiro lugar, deve-se saber qual é o problema a ser resolvido – o seu objetivo.
Daí deve-se extrair todas as informações a respeito desse problema (dados e operações), relacioná-las com o conhecimento atual que se tem do assunto, buscando eventualmente informações de outras fontes.







                                                              Modelagem do problema

Depois, sabendo como resolver o problema, a tarefa consiste em descrever claramente os passos para se chegar à sua solução.
Os passos por si só não resolvem o problema.
É necessário colocá-los em uma sequência lógica.








                        Especificação do algoritmo


Método para construção de Algoritmos
a)      Ler atentamente o enunciado, destacando os pontos mais importantes;
b)       Definir os dados de entrada;
c)        Definir o processamento (transforma dados de entrada em dados de saída);
d)       Definir dados de saída;
e)       Construir o algoritmo;
f)       Testar o algoritmo realizando simulações.
Um motorista que necessita efetuar a troca de um pneu furado segue uma sequência de passos:
  •  Verifica qual pneu está furado
  •  Posiciona o macaco para levantar o carro
  •  Pega o estepe
  •  Solta os parafusos
  •  Substitui o pneu furado
  •  Recoloca os parafusos
  •  Desce o carro
  •  Guarda o macaco e o pneu furado

Tipos de Algoritmos
  • Descrição narrativa
  •  Pseudocódigos ou Português Estruturado
  •  Fluxograma ou Diagrama de Blocos
  •  Diagrama de Chapin ou Diagrama Nassi-Shneiderman ou Diagrama N-S


Descrição Narrativa
Utiliza linguagem natural para especificar os passos a serem seguidos para a resolução do problema.
Exemplo: Somar três números
Passo 1 – Receber os três números
Passo 2 – Somar os três números
Passo 3 – Mostrar o resultado obtido
Para pensar!

Faça uma Descrição narrativa de:
  •  Como fazer um sanduiche?
  •  Como participar da aula de algoritmos?

Pseudocódigo, Português Estruturado ou Portugol
Significa “falso código”.
Utiliza linguagem intermediária entre linguagem natural e linguagem de programação.
É utilizado para organizar o raciocínio lógico a ser seguido para resolução de um problema.






Todo algoritmo representado por um pseudocódigo deverá ser, primeiramente identificado.
Para se identificar ou nomear um algoritmo recomenda-se:
  •  Não utilizar espaços entre as letras. O caracter underline ( _ ) pode ser utilizado.
  •  Não iniciar o nome com algarismos (números).
  •  Não utilizar palavras reservadas como var, se, …
  •  Não utilizar caracteres especiais como ?, *, @, …
  •  Não utilizar nomes iguais para representar variáveis diferentes.
  •  Ser sucinto e utilizar nomes coerentes.

Essas recomendações também são válidas para a identificação das variáveis.

Tipos de Dados:
Inteiro – para número inteiros positivos ou negativos.
Real – para números com casas decimais, positivos ou negativos.
Lógico ou booleano – poderá receber verdadeiro (1) ou falso (0).
Literal, texto ou caractere – poderá receber letras, números e símbolos. Obs. Os números armazenados em uma variável cujo tipo de dado é literal não poderão ser utilizados para cálculos.

Exercícios
Faça uma Descrição narrativa e após crie um algoritmo em Pseudocódigo
a)      a) Especificar um algoritmo para calcular e exibir na tela a área de um triângulo de base b e altura h, em que os valores de b e de h são fornecidos pelo usuário via teclado.
                             
                                                              
Faça uma Descrição narrativa e após crie um algoritmo em Pseudocódigo
b) Compraram-se 30 canetas iguais, que foram pagas com uma nota de R$ 100,00, obtendo-se R$ 67,00 de troco. Quanto custou cada caneta?





















Fluxograma ou Diagrama de Blocos

É um tipo de algoritmo que utiliza símbolos gráficos para representar as ações ou instruções a serem seguidas.
É considerado um algoritmo universal por usar figuras.




Exercicio 1:


Exercicio 2:







Achei meio complicado, pois é muita informação ao mesmo tempo de algo que eu não tinha visto ainda. Nesta aula o professor deu a ideia de criarmos um webfólio, para que se com o tempo volte algumas dúvidas temos onde recorrer e saber também as dificuldades que os alunos estão passando.




Nenhum comentário: